Cinco diretores do Sindicato tomaram posse na Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul no último dia 8, em São Paulo. O presidente Jeferson Boava assumiu a 1ª vice-presidência da Federação; os diretores André von Zuben, Cristiano Meibach, Gustavo Frias e Maria Aparecida da Silva foram empossados como suplentes da diretoria.
Para Jeferson Boava, a eleição dos cinco diretores confirma a já histórica participação dos representantes dos bancários de Campinas e Região em entidades de grau superior. “Após dois mandatos a frente do Sindicato, que é o convencionado, assumi agora um novo papel na Federação, entidade de segundo grau que tem como maior desafio a organização dos trabalhadores do ramo financeiro”. Na gestão anterior da Federação, o presidente do Sindicato exerceu a função de secretário-geral.
Jeferson Boava, que deixa a presidência do Sindicato no dia 14 de julho próximo (permanece como vice-diretor financeiro), vai continuar na Comissão de Empresa do Banco do Brasil (CE) e será o representante da Federação no Comando Nacional dos Bancários, que negocia com a Fenaban.
23 sindicatos filiados
A Federação, cabe destacar, tem 23 sindicatos filiados, representando aproximadamente 40 mil bancários nos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul. “A responsabilidade da Federação é discutir políticas de negociação coletivas e organizar os sindicatos”, ressalta Jeferson Boava.
Davi Zaia, que exerceu a presidência do Sindicato em três mandatos, permanece na presidência da Federação. Zaia exerce atualmente o terceiro mandato de deputado estadual pelo Partido Popular Socialista (PPS). A nova diretoria da Federação para o quadriênio 2016-20 foi eleita durante o 6º Congresso, realizado nos dias 3 e 4 de março último, em São Paulo.
Estrutura sindical
As federações são órgãos de representação dos trabalhadores, formadas por sindicatos. Já as confederações são formadas por federações e as centrais sindicais reúnem sindicatos de diversas categorias de trabalhadores.
Fotos: Júlio César Costa
15/04/2016
Diretores do Sindicato tomam posse na Federação dos Bancários de SP e MS
23 sindicatos filiados