Nesta quinta-feira, dia 25, acontece o Dia de Luta nas redes sociais dos funcionários da Caixa Federal. A mobilização é um protesto contra o desrespeito à categoria, o descumprimento de cláusulas dos últimos Acordos Coletivos de Trabalho (ACT) e a falta de transparência por parte da direção do banco.
O movimento nacional vai utilizar as hashtags #CaixaRespeiteoEmpregado #CaixaCumpraosAcordos e #CaixaSejaTransparente durante todo o dia, em redes sociais como Twitter e Facebook.
As mobilizações contra o desrespeito da direção da Caixa seguem até a próxima semana. No dia 2 de março será realizado um Dia Nacional de Luta. Na data, as federações e os sindicatos de bancários vão realizar diversas ações em suas bases, como o retardamento da abertura das agências, envolvendo a sociedade no debate.
Na última reunião da mesa permanente com a Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), no dia 28 de janeiro, representantes do banco demonstraram a disposição da Caixa de descumprir as cláusulas previstas nos dois últimos ACTs. São os casos da falta de contratação, da destinação do superávit do Saúde Caixa e do retorno do Adiantamento Assistencial Odontológico. Já quanto à transparência, um exemplo foi a falta de clareza sobre o processo de reestruturação das GIRETs.