O Grupo de Trabalho (GT) sobre plano II do Banesprev se reuniu no último dia 16, em São Paulo, para discutir propostas visando o equilíbrio atuarial. A diretora do Sindicato e integrante do Comitê de Investimentos do Banesprev, Stela, participou da reunião. Diante da nova resolução do Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC 22), editada no dia 25 de novembro último, que muda as regras de equacionamento de deficits de planos de benefícios, o GT decidiu realizar nova reunião em janeiro do próximo ano.
A diretora do Sindicato e integrante do Comitê de Investimentos esclarece que, “dada a existência de novo deficit a ser equacionado – hoje os participantes já contribuem com parcela adicional para zerar deficit anterior – e dos questionamentos de uma das entidades representativas dos participantes junto à Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), no que se refere a forma de pagamento do deficit anterior, é mais do que necessário realizar nova reunião”. Inclusive será apresentado estudo atuarial. Uma das propostas visando o equacionamento, a ser debatida na reunião, é a contribuição que engloba todos os deficits.
A proposta, cabe ressaltar, ainda não tem consenso. “O que se pretende, após os cálculos feitos pelo atuário, é apresentar as simulações de equacionamento possíveis, para apreciação e posterior deliberação dos participantes, lembrando que a proposta de contribuição de assistidos precisa ser aprovada pela Previc”.
O Grupo de Trabalho (GT) sobre equilíbrio atuarial do Plano II foi criada em assembleia realizada no dia 25 de abril deste ano e reúne todos os eleitos; ou seja, diretores, comitês Gestores e de Investimentos, e conselhos Fiscal e Deliberativo. O GT também é conhecido como ‘Fórum dos Eleitos’.
A diretora do Sindicato e integrante do Comitê de Investimentos, Stela.