Na Campanha deste ano, a mobilização nacional garantiu uma nova cláusula na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), que visa reduzir as causas de adoecimentos de bancários. Trata-se do Programa de Desenvolvimento Organizacional para a Melhoria Contínua das Relações de Trabalho (cláusula 58ª). A adesão dos Bancos ao programa será através de Termo de Entendimento, a ser assinado em conjunto com os sindicatos.
Para o diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, “o programa vai abordar as condições de trabalho, a organização do trabalho nas agências e departamentos, com foco na diminuição, na redução das causas que adoecem o trabalhador bancário”. Inclusive o primeiro passo rumo a instalação do programa será dado no início do mês de dezembro, durante a mesa temática de saúde no dia 9. “Em maio de 2016, garante a CCT, será realizada uma reunião de acompanhamento das iniciativas já colocadas em prática. Cabe destacar que as COEs (Comissões de Organização dos Empregados) vão acompanhar a aplicação do programa para assegurar as melhorias”, esclarece Gustavo Frias.
Metas abusivas adoecem
As atuais condições de trabalho têm adoecido os bancários. Virou rotina a alta carga de serviços, em decorrência da falta de pessoas, e a constante exigência por mais vendas de produtos, pelo cumprimento de metas abusivas. “Para se ter ideia da gravidade do problema, basta citar dados da Previdência Social: 18.671 bancários foram afastados do trabalho em 2013. Desse total, 5.042 afastamentos por transtornos mentais e comportamentais e 4.589 por LER/Dort. Sem contar os casos de subnotificação e os afastamentos inferiores a 15 dias. A saúde do bancário está em constante ameaça. É urgente mudar essa dinâmica dentro dos locais de trabalho”, avalia o diretor de Saúde do Sindicato.
23/11/2015
Programa visa reduzir adoecimento de bancários
Saúde