Na segunda rodada de negociação com o Comando Nacional dos Bancários, realizada hoje (2) em São Paulo, a Fenaban admitiu que pode haver excessos na cobrança de metas por parte dos gestores, porém não aceitou que são “abusivas”. Quanto ao assédio moral, a Fenaban concordou em informar as soluções dadas aos casos apurados pelos canais internos dos Bancos. Inclusive assumiu compromisso em incluir uma nova cláusula no Programa de Prevenção dos Conflitos no Ambiente de Trabalho, garantindo a realocação do trabalhador em caso comprovado de assédio moral.
Para o diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, que participou da rodada, “a Fenaban não reconhece que as metas são abusivas; no máximo, desafiadoras. Mas, a garantia de realocação do bancário assediado, que é uma reivindicação da categoria, significa avanço”. Segundo ele, a Fenaban não aceita reduzir o prazo de apuração das denúncias de assédio moral, hoje é de 45 dias.
Atestado: A Fenaban informou que será mantida a análise dos atestados pelos médicos contratados pelos Bancos. Os sindicatos entendem que o atestado do médico do bancário deve ser aceito sem restrições.
PCMSO: A Fenaban não aceita a participação dos sindicatos na avaliação da qualidade dos exames do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO). Não aceita também que os sindicatos contribuam na programação da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat).
Rodada continua
A segunda rodada de negociação, que tem na pauta saúde e condições de trabalho, continua nesta quinta-feira (3). No que se refere à saúde, será negociado o programa de reabilitação profissional. No tema segurança, serão negociadas reivindicações como abertura e fechamento remoto das agências; instalação de biombos nos caixas; e melhor atendimento aos bancários e demais vítimas de assaltos. Outro ponto da pauta sobre segurança é a extinção das tarifas para transferências de dinheiro via DOC e TED com o objetivo é combater o crime conhecido por “saidinha de Banco”,
Calendário de negociação com Fenaban
19 de agosto: Emprego (clique)
2 e 3 de setembro: Saúde e Condições de Trabalho
9 de setembro: Igualdade de Oportunidades e de Tratamento
16 de setembro: Remuneração
Fonte: SEEB SP
Foto: Jailton Garcia