Os Sindicatos e o Bradesco iniciaram ontem (16) o processo de negociação da pauta específica. Aprovada no Encontro Nacional de Dirigentes Sindicais, realizado nos dias 26 e 27 de maio, a pauta foi entregue no dia 23 de junho. O diretor do Sindicato, Gustavo Frias, participou da rodada realizada na sede do Bradesco, na Cidade de Deus, em Osasco.
Três temas foram debatidos: reabilitação profissional, parcelamento de férias, saúde e condições de trabalho (combate às metas abusivas). Inclusive, os sindicatos entregaram documento com o Programa de Retorno ao Trabalho, elaborado pela Comissão de Organização dos Empregados (COE).
Inicialmente, os dirigentes sindicais destacaram que a política do Bradesco em cercear o atendimento a clientes expõe os bancários à agressão física, moral e psicológica, que resulta em stress. Destacaram ainda que essa prática de triagem na entrada das agências contraria a norma 3694/09, parágrafo 3º, do Banco Central.
Quanto às metas abusivas, os sindicatos denunciaram o reenquadramento das contas exclusive, que tornou ainda mais difíceis as já péssimas condições de trabalho. Reivindicaram ainda mais contratações e propuseram que as metas não sejam individuais, mas sim, coletivas.
No que se refere ao documento sobre o Programa de Retorno ao Trabalho, que trata de pessoas adoecidas no retorno da licença médica, o Bradesco concordou em analisar e a discutir no Grupo de Trabalho (GT) de Saúde, que será retomado.
Para o diretor do Sindicato, Gustavo Frias, qualquer avanço no processo de negociação “depende da efetiva participação dos funcionários, já manifestada no lançamento da Campanha de Valorização no último dia 23 de junho e no Dia de Luta, realizado nesta quinta-feira (16)”. O Bradesco assumiu compromisso de apresentar suas respostas na próxima rodada, que deve acontecer no dia 29 deste mês de julho. Temas a serem ainda negociados: emprego, mais contratações, bolsa de estudo, PCCS e plano de saúde.
Mobilização: No Dia Nacional de Luta (16), o Sindicato distribui o jornal Raios e realizou reuniões nas agências instaladas em Americana, Amparo, Indaiatuba, São João da Boa Vista e Vinhedo.
Ag. Americana (Foto: Júlio César Costa)