O Banesprev realiza assembleia no próximo dia 15 de agosto, no Esporte Clube Banespa, em São Paulo, para discutir e votar dois pontos: cisão dos ativos (investimentos) de todos os planos; e alteração do Regulamento do Plano II.
Quanto ao primeiro ponto (cisão dos ativos), a mudança é formal, uma vez que os investimentos de cada um dos planos administrados pelo Banesprev já são separados.
No que se refere ao segundo ponto (alteração do Regulamento do Plano II), cabe um esclarecimento.
A representação solicitou ao Banesprev que encaminhasse ao Conselho Deliberativo uma alteração no regulamento do plano II, uma vez que a migração para o plano III está fechada por determinação da Previc. No atual regulamento, em caso de demissão, o funcionário que decide pelo resgate de suas contribuições pode sacar somente 85% do valor pago. Neste caso, até então, o participante migrava para o plano III e dessa forma sacava 100% do valor pago.
Com o fechamento do plano III isto não será mais possível. Desta forma, o pleito foi de que se permitisse o resgate de 100% do valor contribuído pelo participante no plano II. O que foi aprovado pelo Conselho Deliberativo e agora deve ser referendado pela assembleia do dia 15 de agosto.
“Este cuidado é muito importante para os casos dos participantes ativos, que já estão pagando contribuição extraordinária e que ainda não adquiriram o direito à estabilidade pré-aposentadoria”, observa a diretora do Sindicato e integrante do Comitê de Investimento do Banesprev, Stela.