O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, participou hoje (14) da abertura do Seminário Aliança Latino-Americana em Defesa dos Bancos Públicos, em Lima, no Peru. O encontro encerra nesta quinta-feira (16). A Aliança foi lançada durante reunião da Uni América Finanças, em dezembro do ano passado, em Buenos Aires, na Argentina. Uma das resoluções do encontro foi a realização de um seminário internacional para aprofundar a discussão sobre a função estratégica dos Bancos públicos na promoção do desenvolvimento econômico e social no continente. O objetivo da Aliança é fortalecer a luta em defesa do emprego, dos direitos dos trabalhadores e dos povos da América Latina.
Em sua fala na abertura, o presidente da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, disse que, de acordo com os informes dos representantes do Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Uruguai, Peru e Costa Rica, “fica claro que existe uma reorganização das elites conservadoras da nossa região para disputar o papel do Estado”. Segundo Roberto von der Osten, essas elites “pretendem uma restauração neoliberal e querem entregar os Bancos públicos ao mercado”. O presidente da Contraf-CUT ressaltou que os trabalhadores defendem os Bancos públicos “como instrumentos de implementação de políticas públicas, como agentes de fomento e como promotores de desenvolvimento sustentável e inclusivo”. E acrescentou: “Para os trabalhadores, os Bancos públicos possibilitam ações anticíclicas neste cenário de crise do capitalismo e, por isso, têm que ser defendidos pela sociedade”.
Privatização: No dia 16, haverá uma mobilização com os participantes e sindicalistas peruanos contra a privatização do Banco da Nação, que está sendo encaminhada pelo governo do presidente Olanta Humala.
Delegação brasileira: Além do presidente do Roberto von der Osten, a Contraf-CUT está representada por: Carlos de Souza (secretário-geral), Mario Raia (secretário de Relações Internacionais), Gustavo Tabatinga (secretário de Políticas Sindicais), e Fabiana Proscholdt (secretária de Juventude). E mais: Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Organização dos Empregados do Banco do Brasil; Genésio Cardoso, dirigente do Sindicato dos Bancários de Curitiba; Sergio Amorim, dirigente do Sindicato dos Bancários do Rio; e Jeferson Boava, presidente do Sindicato e secretário-geral da Federação dos Bancários de SP e MS.
Fonte: Contraf-CUT
Foto: Contraf-CUT