A Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul entregou à diretora de Relações Sindicais do Bradesco, Eduara Cavalheiro, durante reunião em sua sede em São Paulo, no último dia 24, a pauta de reivindicações específicas dos funcionários que trabalham nas cidades que compõem a base dos sindicatos filiados; entre eles, o de Campinas e Região.
Na pauta de reivindicações dos sindicatos filiados à Federação, temas como Saúde Bradesco, metas para caixas, audioconferência, posto de atendimento avançado, promoção, avaliação e triagem de clientes. A diretora de Relações Sindicais do Bradesco negou que a venda de produtos está entre as atribuições dos caixas. Quanto à promoção sem a correspondente remuneração, Eduara Cavalheiro disse que é irregular e não pode ocorrer. No que se refere a conversão das agências de conveniência em posto de atendimento avançado (PAA), a diretora do Bradesco garantiu que não haverá demissões. Confira os outros temas.
Saúde Bradesco: Os funcionários reivindicam a conversão do seguro saúde em plano de saúde, incluindo os aposentados; e credenciamento de novos médicos. Na reunião os sindicatos assumiram compromisso em realizar levantamento dos locais com deficiência na rede de atendimento.
Audioconferência: Fim do uso desse instrumento de comunicação para cobrar metas.
Avaliação de gerente performance: Os sindicatos questionaram o novo critério de avaliação de funcionários (entrevistas, teste de aptidão e vendas) que, no limite, é usado para exigir o cumprimento de metas abusivas. A diretora do Bradesco informou que o objetivo é obter um “feedback técnico e comportamental” e que não possui caráter punitivo.
Triagem de clientes: Prática em alguns Bancos, visando selecionar quais tipos de pagamentos podem ou não ser efetuados nos caixas, dentro das agências. Eduara Cavalheiro disse que os funcionários são orientados a sugerir alternativas aos clientes, mas não impedir o acesso às agências.
Avaliação
Para o diretor do Sindicato, Lourival Rodrigues, um dos coordenadores da reunião, “todo processo de negociação pressupõe disposição das partes envolvidas. Algo, diga-se de passagem, nem sempre demonstrado pelo Banco. E mais: é fundamental a participação dos funcionários. Com mobilização será possível negociar e até ampliar os direitos dos bancários”. Lourival Rodrigues participou da reunião acompanhado dos diretores Daniel, Gustavo, Lucinete, José Carlos e Silva. A próxima reunião será agendada depois do levantamento sobre a rede de atendimento do Saúde Bradesco.
07/07/2015
Federação entrega pauta específica dos sindicatos filiados ao Bradesco
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