O diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, apresentou balanço sobre o Grupo de Trabalho (GT) Análise dos Afastamentos, formado por representantes dos sindicatos dos bancários e Fenaban, conforme assegura a cláusula 63ª da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), na tarde desta quinta-feira (2 de julho), primeiro dia da Conferência Interestadual, realizada pela Federação dos Bancários de SP e MS, em Itanhaém.
Gustavo Frias destacou que, durante reunião da mesa temática Saúde do Trabalhador, realizada nos dias 25 e 26 de maio último, os sindicatos apresentaram à Fenaban a análise do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) sobre os dados de afastamentos do trabalho repassados pela própria entidade patronal, no final do ano passado.
Segundo os dados da Fenaban, o grau de adoecimento nas agências é maior que nos departamentos e a incidência de transtornos mentais é superior em cargos de gerência.
O diretor de Saúde do Sindicato informou que o GT Análise dos Afastamentos volta a se reunir neste mês de julho, com a participação de equipes técnicas dos sindicatos e dos Bancos.
Fotos: Júlio César Costa