Por determinação da Superintendência de Previdência Complementar (Previc), o Banesprev encerrou, recentemente, a adesão de novos participantes ao Plano III. No Plano II, em caso de resgate decorrente de demissão e não optante de plano auto patrocinado, o regulamento prevê saque de 85% das reservas de poupança. Até à decisão da Previc, o participante, na condição acima, migrava para o Plano III, onde é possível resgatar 100% da poupança, sem a inclusão da parte do patrocinador.
Diante desse quadro, as entidades de representação, exceto a Afabesp, solicitaram ao Banesprev alteração no regulamento do Plano II, permitindo ao participante demitido sacar 100% do que contribuiu. A solicitação foi encaminhada, via Banesprev, ao patrocinador, que se manifestou favorável ao pedido. Porém, o Conselho Deliberativo eleito não concordou, mas o patrocinador atendeu a solicitação das entidades de representação e referendou a alteração.
Para a diretora do Sindicato e integrante do Comitê de Investimento, Stela, que defendeu a alteração do regulamento do Plano II logo após a decisão da Previc, “não seria justo para os participantes que pagam as duas contribuições (ordinária e extraordinária) não resgatar toda a contribuição efetuada, em caso de demissão”.
Plenária Banesprev, abril 2015 (foto: Júlio César Costa)