A Segunda Câmara do Tribunal Regional do Trabalho de Campinas (TRT), ao julgar recurso do Sindicato, no final de maio último, determinou ao Santander o restabelecimento das condições dos planos médicos dos aposentados do ex-Real, vigentes em 7 de novembro de 2013. Segundo a decisão da desembargadora/relatora Susana Graciela Santiso, o banco espanhol tem até o final deste mês de junho para atualizar os valores a serem pagos daqui para frente.
Para a diretora do Sindicato, Vera Moreira, o restabelecimento dos planos de saúde às mesmas condições na data do desligamento dos funcionários do ex-Real “representa uma importante conquista. A ação vitoriosa do Sindicato resgatou o respeito aos aposentados do ex-Real, desprezados pelo Santander”.
Histórico: Em novembro de 2013 os planos de saúde dos aposentados do ex-Real sofreram alteração na forma de pagamento, passando a ser por faixa etária. Diante dessa mudança unilateral, o Departamento Jurídico do Sindicato ingressou ação na Justiça pleiteando a manutenção dos planos de saúde à época do desligamento dos funcionários. A decisão do TRT fecha com chave de ouro a disputa entre o Sindicato e o Santander.
Reembolso: Quanto aos valores já pagos, o ressarcimento das diferenças depende do esgotamento de possíveis recursos a serem ingressados pelo Santander.