A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou audiência pública, no último dia 3, para debater os rumos da venda do HSBC e os impactos sobre os bancários e trabalhadores no entorno das agências bancárias e centros administrativos. A audiência, construída pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba, Fetec-CUT PR e Contraf-CUT, contou com a participação de representantes de vários setores e dirigentes sindicais; entre eles, os diretores do Sindicato, Gisele e Danilo.
A audiência resultou em uma série de encaminhamentos: criação de um Fórum paranaense em defesa do emprego; realização de audiências nas Assembleias de outros Estados sobre o mesmo tema, ampliando o apoio da sociedade e de parlamentares; acompanhamento da CPI e seus desdobramentos; promover debate sobre a federalização do HSBC; demais entidades devem protocolar pedido de intervenção ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE) enquanto terceiro interessado; e campanha em defesa da permanência da sede do HSBC em Curitiba. (Fonte: SEEB Curitiba).
Rubens Bueno defende emprego
Em discurso no plenário da Câmara, no dia 14 de maio último, o deputado federal Rubens Bueno (PPS-PR), manifestou preocupação com o emprego dos bancários do HSBC, ameaçados pela possível venda do banco inglês. O HSBC tem 20 mil funcionários, dos quais oito mil trabalham na Região Sul. “Não estou aqui, portanto, para defender os interesses de uma instituição financeira multinacional. Minha preocupação é com as consequências que a demissão de milhares de trabalhadores da instituição traria para suas famílias e para a economia brasileira. É isso que nos move e é com esse objetivo que pedimos o envolvimento de todos para a superação dos nossos atuais problemas econômicos”, ressaltou o parlamentar.
O diretor do Sindicato, Danilo Anderson, explica que o discurso do deputado Rubens Bueno é o resultado concreto do corpo a corpo que a Contraf-CUT e a Comissão de Organização dos Empregados (COE) realizou no dias 5 e 6 de maio último em Brasília. “Visitamos vários parlamentares em busca de apoio para a luta em defesa do emprego dos bancários do HSBC. O parlamentar paranaense está do lado dos bancários”.

Fotos: Guina Ferraz e Joka Madruga/SEEB Curitiba.