A Federação dos Bancários de SP e MS realizou no último dia 19, em sua sede em São Paulo, seminário para debater a atual situação e as alternativas para o futuro da Funcef.
O seminário contou com a participação de vários dirigentes dos sindicatos filiados; entre eles, os de Campinas.
Para subsidiar o debate, o Dieese apresentou estudo sobre o resultado e a composição do patrimônio dos planos da Funcef.
Na opinião do diretor do Sindicato, Marcelo Lopes, o quadro atual é preocupante: três dos quatro planos apresentaram deficits no ano passado; dois planos (Reg/Replan saldado e não saldado) resultaram em deficits por três anos consecutivos.
Marcelo Lopes avalia que, no caso dos planos Reg/Replan, deverão ser implementadas medidas para reverter os resultados negativos já em 2016, que podem ocasionar aumento das contribuições dos participantes ativos e aposentados. “O seminário teve como papel reunir e repassar todas as informações necessárias para que os dirigentes possam promover discussões nos locais de trabalho. É hora de jogar luz sobre a situação da Funcef, e trazer este assunto para o centro do debate, para que os participantes decidam, efetivamente, sobre o futuro da fundação. Consequentemente sobre o seu próprio futuro”.
25/05/2015
Seminário debate futuro da Funcef
Caixa Federal