O Santander apresentou ao Sindicato dois programas para rede de agências, durante reunião realizada no último dia 23 de abril, na sede em Campinas. Trata-se do “Retorne Bem” e “Modelo Certo”.
Como o próprio nome sugere, o “Retorne Bem” é voltado para o funcionário que recebeu alta médica via INSS, depois de tratamento de saúde. No momento, o programa está restrito às regiões metropolitanas das cidades de Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro e Recife.
De acordo com os representantes do Santander, a reintegração do funcionário ao trabalho ocorre mediante acompanhamento de profissionais da área de medicina do trabalho.
Já o programa “Modelo Certo”, implantado desde janeiro deste ano, pretende mudar o foco sobre a venda de produtos, diferente do modelo anterior. Agora o funcionário deve buscar saber qual a real necessidade do cliente e não apenas oferecer a cesta de produtos.
Na avaliação do diretor do Sindicato, Cristiano Meibach, a mudança de abordagem não é tão simples. “É uma nova direção que implica numa mudança de cultura. O programa atende uma reivindicação dos sindicatos. Afinal, o modelo anterior era muito ruim, pois resultava em pressão e adoecimento. Esperamos que o modelo de gestão em vigor torne o relacionamento com o corpo funcional, mais humano, com menos cobrança”. Em suma, segundo o diretor do Sindicato, um ambiente de trabalho que não seja nocivo à saúde do bancário e com melhorias para as partes envolvidas em todo o processo.
Foto: Júlio César Costa
18/05/2015
Santander apresenta dois programas para rede de agências
Ambiente de Trabalho