Ricardo Chiminazzo, Jeferson Boava e André von Zuben (Foto: Júlio César Costa)
O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, e o diretor Jurídico da entidade e vereador André von Zuben, reunidos com o diretor do Procon Campinas, Ricardo Chiminazzo, no último dia 19, solicitaram providências diante da medida adotada pelos Bancos em realizar triagem de usuários na entrada das agências.
Para os diretores do Sindicato, a triagem resulta em redirecionamento a outros canais de atendimento (caixa eletrônico, correspondente bancário), impedindo assim os usuários de utilizarem os serviços disponíveis dentro das agências, principalmente nas baterias de caixas. “Trata-se de um mecanismo que dificulta o acesso dos usuários às agências, inclusive é aplicada a clientes, e não deixa de ser uma alternativa para burlar a chamada ‘Lei das Filas (nº 12.330), que neste ano completa uma década”, avalia o diretor Jurídico do Sindicato, André von Zuben.
Para o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, com a triagem os Bancos buscam equacionar o recorrente problema das longas filas, visando ‘respeitar’ a lei, que obriga número suficiente de caixas para cumprir o prazo de atendimento. “De um lado, os usuários ou clientes não são respeitados em seu direito; de outro, os caixas trabalham de forma intensa para cumprir o tempo estabelecido pela lei, dado o reduzido número de bancários disponíveis nas baterias”. Jeferson Boava ilustra o problema com a recente decisão do Banco do Brasil, que deslocou um caixa para fazer triagem de usuários e clientes. “O grande objetivo dessa medida, por incrível que possa parecer, é expulsar os usuários e clientes das agências. O que foge do papel dos Bancos, que é um serviço de utilidade pública. Em outros termos, os bancos desrespeitam o consumidor (usuário e clientes) e os bancários. Respeitar a lei é uma obrigação dos Bancos. Portanto, que criem estrutura adequada e disponibilizem um quadro de pessoal suficiente”.
Além de debater a questão da triagem, os diretores do Sindicato solicitaram ao diretor do Procon a relação de autuações de Bancos. A passo seguinte é aguardar as providências do Procon.
O que diz a lei nº 12.330/2005: tempo de atendimento em dias normais (15 minutos); às vésperas e após feriados prolongados (25 minutos); e nos dias de pagamento de funcionários público (30 minutos). E mais: além de senhas ou bilhetes, contendo impressos os horário de atendimento junto aos caixas, os usuários e clientes devem aguardar sentados.
27/03/2015
Sindicato discute com Procon triagem de usuário em agências
Procon Campinas