O 4º Congresso da Contraf-CUT, realizado entre os dias 20 e 22 deste mês de março, em São Paulo, elegeu a nova diretoria da entidade no período 2015-18, a ser presidida por Roberto von der Osten; a posse será no dia 15 de abril. O diretor do Sindicato, Mauri Sérgio, que atualmente exerce cargo de diretor executivo da Contraf-CUT, assume a Secretaria de Assuntos Jurídicos. Entre as decisões do Congresso, seminário nacional para definir a estratégia de luta da categoria nos próximos anos e ampla mobilização para enfrentar a atual conjuntura econômica e política, em defesa dos direitos dos trabalhadores e da democracia.
O 4º Congresso reuniu 353 delegados (237 homens e 116 mulheres). Da base do Sindicato, foram eleitos oito delegados, em assembleia da categoria, no dia 26 de fevereiro último. Titulares: os diretores Cristiano, Daniel, Elisa, Gabriel, Jeferson, Lourival, Vera e Stela. Suplentes: os diretores Marcelino e Fátima. O vice-presidente Mauri Sérgio participou como delegado nato.
Processo eleitoral: A diretoria da Contraf-CUT foi eleita no segundo dia do Congresso (21), em votação secreta, por força de liminar. Concorreram duas chapas. A Chapa 2, encabeçada por Roberto von der Osten, atual secretário de Finanças da Contraf-CUT, obteve 265 votos, ou 75,7% do total; a Chapa 1, liderada por Miguel Pereira, atual secretário de Organização da Contraf-CUT, obteve 85 votos, 24,3%. Houve dois votos em branco e um nulo.
Fotos: Jailton Garcia