Os sindicatos e a Fenaban retomaram a mesa temática de Igualdade de Oportunidades, no último dia 4. Nessa primeira reunião do ano, os sindicatos apresentaram as reivindicações da categoria, discutiram os 14 anos de atuação da mesa temática e propuseram uma nova dinâmica para reflexão dos temas.
A proposta da Comissão de Gênero, Raça, Orientação Sexual e Trabalhadores com Deficiência (CGROS) é promover debates com a participação de representantes do movimento sindical, da Fenaban, intelectuais e especialistas, sendo o primeiro sobre Gênero e Raça e o segundo sobre LGBT e Pessoas com Deficiência (PCD). As datas sugeridas foram 11 de maio e 27 de julho, respectivamente. A Fenaban assumiu compromisso em avaliar a proposta e dar uma resposta no dia 27 deste mês de março.
O objetivo da CGROS é avançar nos debates para que esses temas possam transitar na mesa geral de negociação com os bancos e tornar cláusulas da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), garantindo assim direitos para segmentos discriminados.
Os sindicatos propuseram também que os bancos disponibilizem os planos de cargos e salários, visando construir um instrumento democrático de ascensão. Além disso, foi retomado o debate sobre a campanha de combate ao assédio sexual.
Retomada da mesa temática de igualdade de oportunidades com Fenaban (Jailton Garcia)
Fonte: Contraf-CUT