Entre os dias 2 e 6 de fevereiro os 112 mil funcionários ativos do Banco do Brasil vão às urnas eleger pelo voto direito o representante ao Conselho de Administração da instituição pública, o chamado Caref. É a segunda eleição para instância máxima de deliberação do BB desde que a representação dos funcionários no Conselho foi reinstaurada em 2010; uma importante conquista.
A diretoria do Sindicato, assim como a Contraf-CUT e a Federação dos Bancários de SP e MS, apoia a reeleição de Rafael Matos, matrícula F8369846. “Rafael já demonstrou que reúne as melhores condições para apresentar as demandas dos funcionários e defender o ponto de vista do corpo funcional no colegiado de decisões estratégicas do Banco. Rafael é garantia de luta por condições dignas de trabalho, assim como voz ativa contra o assédio moral e às metas abusivas”, destaca o presidente do Sindicato, Jeferson Boava.
O que é o Caref
O Conselho de Administração do Banco do Brasil é composto de sete membros: três indicados pelo governo federal, o presidente do Banco, dois indicados pelos acionistas minoritários (que hoje são nomeados pela Previ) e um eleito pelos funcionários. O Conselho é assegurado pela Lei 12.353/2010, que determina a toda empresa pública ou de economia mista com mais de 200 empregados, controlada pela União, a escolha pelo voto direto de um representante dos funcionários no seu Conselho de Administração. O mandato é de dois anos. A primeira eleição do Caref nesse novo formato, vencida por Rafael Matos, ocorreu em 2013.
Participam da disputa deste ano 147 candidatos. Caso nenhum deles consiga a maioria dos votos, haverá segundo turno entre 2 a 6 de março, com os dois concorrentes mais votados.
29/01/2015
Sindicato apoia Rafael Matos no Caref. Vote F8369846
Banco do Brasil