O Sindicato realizou na manhã desta quarta-feira, dia 26, reunião com os funcionários da Gecex Campinas, instalada no prédio da agência Centro do Banco do Brasil. A atividade integrou a mobilização nacional contra a reestruturação na Diretoria Corporate Bank (Dicor), que envolve a citada Gerência Regional de Apoio ao Comércio Exterior e os CSA (Centro de Suporte de Atacado). Após a reunião, que iniciou às 11h, os funcionários decidiram paralisar os serviços até às 13h; a maioria se concentrou na porta de entrada do prédio do BB, localizado entre as ruas Costa Aguiar e Regente Feijó.
Desde o anúncio do processo de reestruturação, que ocorreu no dia 29 de outubro último, os sindicatos e os funcionários têm se mobilizado contra as mudanças impostas pelo BB. No dia 10 deste mês de novembro, por exemplo, a agência Centro Campinas paralisou o atendimento ao público durante duas horas. E a mobilização surtiu efeito. No último dia 13 o BB informou que o prazo para readequação do quadro de pessoal nas dependências foi prorrogado até o dia 12 de janeiro de 2015; o prazo anterior era 12 de dezembro deste ano. Essa mudança de prazo é uma resposta ao ofício enviado pela Contraf-CUT um dia depois do anúncio (30 de outubro),reivindicando a suspensão do processo de reestruturação na Dicor, agilizada pela visível disposição de luta dos funcionários.
O processo de reestruturação em Campinas significa o corte de 33 vagas na Gecex, cuja área negocial ficará vinculada ao prefixo centralizador; no caso a São Paulo, capital. Belo Horizonte e Curitiba são as outras duas centralizadoras de processos operacionais.
Contraf apresenta propostas
A Contraf-CUT enviou no último dia 24 novo ofício ao Banco do Brasil, onde apresenta propostas para solução dos problemas apresentados. Entre outros pontos, pagamento de vale-transporte intermunicipal e/ou fretado (sugestão do Sindicato de Campinas) e criação da verba VCP-R (vencimento de caráter pessoal por reestruturação). Veja a íntegra do ofício (clique aqui).
Fotos: Júlio César Costa