O HSBC reafirmou hoje (14), durante a segunda reunião com a Contraf-CUT, os sindicatos de Curitiba e São Paulo e a Federação dos Bancários de SP e MS, que as demissões estão suspensas enquanto durar a negociação específica. Ontem (13), durante a primeira reunião, o banco inglês havia assumido esse compromisso. A terceira reunião acontece nesta terça-feira, dia 18, às 11h, em São Paulo.
A reunião específica foi marcado a pedido da Contraf-CUT, reforçado com paralisações nos centros administrativos e agências em Curitiba e várias cidades do país. Sem falar da audiência realizada pelo Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR), no dia 12 último, quando o procurador Alberto Emiliano de Oliveira Neto orientou a suspensão das demissões (clique aqui).
Os representantes do HSBC também assumiram compromisso em analisar a proposta apresentada pelos representantes dos trabalhadores bancários, que prevê a suspensão de novas dispensas, reversão das demissões ocorridas e apresentação da relação completa de todos os demitidos.
Durante a rodada de hoje (14), os representantes do HSBC reafirmaram que não existe intenção de cortar 20% do quadro de funcionários, nem substituir bancários por terceirizados; negaram novamente os boatos de que o banco inglês cogita deixar o Brasil.
Fonte: Contraf-CUT