Os sindicatos e o Santander voltam a se reunir no dia 6 de novembro, quinta rodada, para negociar a renovação do Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho (CCT). Na quarta rodada, realizada no último dia 23, após os sindicatos reafirmarem que o Aditivo deve contemplar melhores condições de trabalho, o banco espanhol solicitou mais um tempo e concordou com a citada quinta rodada.
Na terceira rodada, realizada no último dia 14, o Santander não havia apresentado nenhuma proposta. “O banco espanhol, naquela ocasião, se limitou em propor apenas acertos na redação do atual aditivo”, destaca o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach. Segundo ele, ficou sem resposta entre outros pontos, o reajuste do valor da bolsa de estudo, pelo índice negociado com a Fenaban na Campanha deste ano, a quantidade e sua abrangência (para a segunda graduação e MBA) e a extensão da estabilidade de 24 meses (pré-aposentadoria) para todos os funcionários (exclusivo Banespa).
Na rodada do último dia 23, segundo o diretor Cristiano Meibach, discutiu-se também os problemas que estão ocorrendo durante os exames médicos de bancários afastados com as empresas contratadas. O tema será debatido em breve, em reunião específica.
Rodadas anteriores
Na segunda rodada de negociação, realizada no dia 15 de setembro último, o Santander concordou em renovar as atuais cláusulas do Aditivo; já a primeira rodada aconteceu no dia 2 de setembro. Entre as cláusulas que serão mantidas, licença para adoção (parental) inclusive para casais homoafetivos; intervalo de 15 minutos dentro da jornada de seis horas; licença não remunerada para acompanhamento de casos de saúde; licença de dois dias por motivo de doença de filhos; e a ampliação do horário para amamentação.
Foto: SEEB SP
29/10/2014
Santander e Sindicatos voltam a negociar dia 6
Campanha