O Comando Nacional dos Bancários e a Caixa Federal se reúnem no próximo dia 21, quinta-feira, para negociar a pauta de reivindicações específicas. Nessa primeira rodada, a ser realizada em Brasília, serão discutidos os temas Saúde Caixa e Saúde do Trabalhador.
A pauta de reivindicações específicas foi aprovada no 30º Conecef, realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo, e entregue à diretoria da Caixa Federal no último dia 11; no mesmo o Comando entregou a pauta da categoria à Fenaban. Confira a seguir os principais pontos da pauta.
Mais contratações
Uma das principais decisões é a luta por mais contratações, visando atingir o mínimo de 130 mil empregados. Fim do trabalho gratuito, jornada de 6h para todas as funções sem redução salarial e extinção do registro de horas negativas no Sistema de Ponto Eletrônico (Sipon). Concessão de um delta a cada dois anos pelo período em que não houve promoção por mérito nos PCSs de 1989 e 1998.
Isonomia
Entre empregados novos e antigos, com a extensão da licença-prêmio e do anuênio para todos.
Fim do assédio moral e Saúde Caixa
Prorrogação da jornada, assédio moral, metas abusivas e pressão por produtividade afetam saúde do empregado. Ampliação dos serviços do Saúde Caixa e melhor rede de credenciados; programa de fornecimento de medicamentos com preços diferenciados. Superavit do Saúde Caixa deve ser aplicado em melhorias na cobertura de atendimento e na rede credenciada. Eleição de representantes dos empregados no Conselho de Usuários do Saúde Caixa: quórum mínimo de 50% mais um em turno único.
Funcef
Mais democracia na gestão do Fundo, fim do voto de Minerva nos conselhos e diretoria. Conclusão do processo de incorporação do REB pelo Novo Plano, fim das discriminações aos participantes do REG/Replan não-saldado.
Segurança
Portas giratórias com detector de metais em todas as unidades, divisórias entre os caixas, proibição de transporte de valores por empregado, fim do atendimento de empregado no espaço dos caixas eletrônicos das agências.