O Comando Nacional dos Bancários e o Banco do Brasil se reúnem no próximo dia 22, sexta-feira, para negociar a pauta de reivindicações específicas. Nessa primeira rodada, a ser realizada em Brasília, serão debatidos pontos sobre os temas saúde e condições de trabalho.
A pauta de reivindicações específicas foi aprovada durante o 25º Congresso Nacional dos Funcionários, realizado entre os dias 6 e 8 de junho, em São Paulo, e entregue ao BB no último dia 11. Confira a seguir os principais pontos da pauta.
Remuneração e Carreira
PCR: piso igual ao salário mínimo do Dieese e interstício na tabela de antiguidade de 6%, um valor maior das letras de mérito e com linearidade. Extensão da carreira de mérito para posto efetivo. Critério transparente de comissionamento. Não ao descomissionamento. Incorporação de 10% da comissão (ao ano) para comissionado.
Condições de Trabalho
Mais contratações. Fim da cobrança de meta individual, que intensifica o assédio moral. Instalação de dispositivos de segurança; entre eles, porta giratória com detector de metais, sistema de monitoração e gravação eletrônicas de imagens, em tempo, real, através de circuito fechado de televisão, interligado com central de controle fora do local monitorado.
Organização e mobilização
Eleição de delegado sindical por local de trabalho. Dia de luta dos bancos incorporados.
Saúde e previdência
Prevenção e preservação da saúde dos funcionários. Quanto à Cassi, princípio da solidariedade e da prioridade na prevenção e na qualidade de vida, fortalecimento do programa Estratégia de Saúde da Família e Cassi para todos os funcionários, sem discriminação dos bancários oriundos dos bancos incorporados. No que se refere à Previ, fim do voto de minerva no Conselho Deliberativo, consulta ao corpo social, eleição do diretor de Participações e pela redução da Parcela Previ.
Sistema financeiro
Fortalecimento do BB como banco público, contra terceirização (PL 4330) e regulamentação do artigo 192 da Constituição federal, que trata do SFN.