Em protesto contra as demissões, os funcionários das agências Centro e Nova Cambuí cruzaram os braços durante três dias (4, 5 e 6). Recentemente, o HSBC fechou mais de quatro postos de trabalho em Campinas.
No período de um ano (maio 2013 a maio de 2014) foram demitidos 45 funcionários na base do Sindicato, que é composta por 37 cidades. E mais: nos três primeiros meses deste ano, foram fechadas 20 agências no país e 142 funcionários foram demitidos. “A onda de demissões não para. Queremos valorização dos funcionários e mais contratações. Não bastasse a cobrança por metas, que adoecem os trabalhadores bancários, o volume de serviço é exagerado diante da falta de pessoal”, avalia o diretor do Sindicato, Danilo Anderson.
Agências de negócios
Com modelo similar ao que o Itaú implantou no país, a unidade Centro do HSBC em Campinas foi transformada em agência de negócios, no último dia 4.
As portas giratórias com dispositivo detector de metais e o serviço de vigilantes foram mantidos e os funcionários que não integram o projeto foram realocados, conforme compromisso do HSBC assumido com o Sindicato. “O Sindicato vai acompanhar de perto todo o processo de implantação do novo modelo de agência. O papel do Sindicato é defender os interesses dos funcionários e lutar pela garantia, manutenção do nível de emprego”, ressalta o diretor do Sindicato, Danilo Anderson.
13/08/2014
HSBC fecha contra demissões em Campinas
Mobilização