O Comando Nacional dos Bancários abriu a 16ª Conferência da categoria no início da noite desta sexta-feira (25), no Hotel Bourbon, em Atibaia, São Paulo. O fórum que irá discutir e definir a estratégia de luta e a pauta de reivindicações dos bancários conta com a participação de aproximadamente 700 delegados e observadores; entre eles, 17 da base do Sindicato (veja abaixo).
A diretora do Sindicato, Elisa Ferreira, foi homenageada pelo presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro. Cordeiro disse que o depoimento de Elisa no painel Em Defesa da Democracia – Ditadura Nunca Mais, sobre a prisão e tortura de seus pais durante os anos de chumbo, foi emocionante, revelador. Ao receber um botão de rosa, Elisa foi ovacionada de pé pelos delegados.
Quatro painéis
Antes da abertura, no período da manhã, foram realizados os painéis Emprego e Reestruturação Produtiva e Condições de Trabalho e Remuneração (clique aqui). À tarde, os painéis: Em Defesa da Democracia – Ditadura Nunca Mais e Plebiscito sobre Constituinte do Sistema Político(clique aqui).
Delegação de Campinas: Carlos Augusto (Pipoca), Cristiano, Daniele, Danilo, Deborah, Elisa, Gustavo, Hamilton, Jeferson, Lucinete, Lourival, Marcelo, Marcos Eduardo, Marcelino, Mauri, Samuel e Stela.
Veja a programação
Sábado, dia 26 de Julho
8h30 às 13h – Credenciamento
9h às 9h30 – Votação de Regimento Interno
9h30 às 10h – Apresentação dos resultados da consulta aos bancários
10h00 às 12h30 – Análise de conjuntura
12h30 às 14h – Almoço
Após o almoço, o Sindicato de Guarulhos promoverá a apresentação da peça teatral “Tito – É melhor morrer do que perder a vida”, sobre a vida de Frei Tito, preso e torturado pela ditadura militar e depois exilado na França, onde se suicidou.
14h às 18h – Trabalho em grupos
Grupo 1 – Emprego (Corte de postos de trabalho/Rotatividade/Terceirização)
Grupo 2 – Reestruturação Produtiva no Sistema Financeiro (Banco do Futuro/Correspondentes Bancários/Bancos pelo celular)
Grupo 3 – Remuneração (Aumento real/ PCS /Piso salarial/PLR)
Grupo 4 – Saúde e Condições de Trabalho (Metas/Assédio moral/Segurança Bancária)
Todos os quatro grupos discutirão Estratégia de Campanha.
19h – Jantar e confraternização.
Domingo, dia 27
9h30 às 9h45 – Apresentação da campanha de mídia
9h45 às 13h – Plenária geral
13h às 14h30 – Almoço
Fotos: Paulo Pepe