O Itaú anunciou no último dia 2, durante rodada de negociação com os sindicatos, a suspensão da abertura de novas agências de negócios no país. Quanto às já instaladas e que desrespeitam a legislação no que se refere à segurança, o Itaú informou que está analisando o funcionamento das atuais 64 unidades. Em Campinas (agências Botafogo e Fórum) e Itapira (agência Bernardino de Campos), a Justiça do Trabalho determinou a manutenção das portas de segurança e serviço de vigilância (veja matéria acima).
No que se refere às demissões, os representantes do Itaú afirmaram que não existe nenhum plano de redução do quadro funcional. Já no pedido de reconsideração da decisão da juíza da 4ª Vara do Trabalho de Campinas, Roberta Confetti Gatsios Amstalden, citado acima, o Itaú informou que “o resultado apresentado por essas agências, agora de negócios (grifo nosso), não era satisfatório…levaria a direção do banco a decidir pelo fechamento da agência e, consequente, demissão dos funcionários ali lotados”. Pura ameaça. “Em qual discurso acreditar?”, indaga o vice-presidente do Sindicato, Mauri Sérgio, que participou da reunião da Comissão de Organização dos Empregados (COE), realizada antes da rodada de negociação no último dia 2.
Mauri frisa que, ao afirmar estar estudando a situação das agências de negócios, o Itaú não se comprometeu em equacionar o problema de segurança reinante em todas as agências que adotaram o novo modelo de atendimento.
Fináustria/Itaúcred
Os sindicatos e o Itaú retomaram o debate sobre o acordo coletivo que estabelece a incorporação de 1.829 funcionários (107 em Campinas) da Fináustria/Itaúcred à categoria, iniciado no dia 13 de maio último. Hoje atuam com financiamento de veículos e são enquadrados como comerciários. Segundo a proposta do Itaú, os funcionários da Fináustria/Itaúcred passam a receber o piso da categoria bancária (R$ 1.648,12), com jornadas de 6h (não comissionado) e 8h (comissionado), PLR, PLR adicional, PCR (Participação Complementar nos Resultados) e bolsa de estudo. Na rodada de negociação, os sindicatos reivindicaram aumento do adicional de hora extra aos sábados, passando de 50% para 100%, igual aos domingos. O Itaú assumiu compromisso em agendar nova rodada de negociação sobre o Fináustria/Itaúcred.
Férias – Diante do desrespeito ao gozo de férias de 30 dias, o Itaú informouque foi feito comunicado aos gestores, recomendando o cumprimento da legislação.
07/07/2014
Itaú suspende abertura de novas agências de negócios
Negociação