Reunidos na Conferência Interestadual, realizada ontem (29) e hoje (30) na colônia da Usceesp em Suarão/Itanhaém, os 200 delegados aprovaram a manutenção do nível de emprego, saúde, segurança e aumento real como bandeiras prioritárias na Campanha 2014, em plenária final encerrada no início da tarde desta sexta-feira.
Promovida pela Federação dos Bancários de SP e MS, depois de três Erbans (Encontro Regional de Bancários) com a participação de 23 sindicatos filiados, realizados em abril último na colônia de Férias de Caraguatatuba, a Conferência de Itanhaém referendou o formato de Campanhas anteriores; ou seja, unitária, mesa única de negociação com a Fenaban nas questões gerais e mesas específicas com os bancos públicos, em rodadas simultâneas.
No que se refere a PLR, a Interestadual referendou também o Grupo de Trabalho criado pelo Comando Nacional, que vai elaborar um novo formato/modelo. Quanto à saúde, os delegados decidiram propor a criação de uma Norma Regulamentadora (NR) sobre a saúde do bancário, via lei federal, e aprovaram o Protocolo de Combate às Metas Abusivas (proposto pelo Sindicato na Conferência de 2013 e representada neste ano). No item segurança, a Interestadual decidiu propor a extensão do projeto-piloto aplicado, no momento, em Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda (PE), para todo o país. Esse projeto é uma conquista da Campanha de 2012, formalizado em maio de 2013, entre a Fenaban, Contraf-CUT e Sindicato de Pernambuco.
O próximo passo será a 16ª Conferência Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro, a ser realizada entre os dias 25 e 27 de julho em São Paulo, fórum onde a categoria define a pauta de reivindicações da Campanha. “As resoluções da Conferência de Itanhaém serão apresentadas e defendidas na Nacional. As propostas, cabe ressaltar, foram construídas nos Erbans e com base na Consulta da Campanha 2014, realizada entres os dias 12 e 23 deste mês de maio na base do Sindicato. Após a definição da pauta pela Conferência Nacional, será iniciado o processo de negociação concomitante com mobilização de toda a categoria; ou seja, bancos públicos e privados”, frisa o presidente do Sindicato e secretário-geral da Federação, Jeferson Boava. A Conferência de Itanhaém reuniu 200 delegados (153 homens e 47 mulheres); desse total, 20 representaram os bancários de Campinas e Região.
Fotos: Júlio César Costa