O Sindicato realizou hoje (21) coleta de assinaturas de clientes, usuários e funcionários em manifesto intitulado “Por mais funcionários no Santander” nas agências Centro, Campos Salles (ex-Real) e General Osório (ex-Real), em Campinas. O manifesto é parte da Jornada Nacional de Luta contra Demissões no banco espanhol e será remetido ao presidente do Santander Brasil, Jesús Zabalza. Durante as manifestações nas três agências, performance teatral com o grupo “Além da Lona”
Nos últimos 12 meses o Santander fechou 4.833 postos de trabalhos, sendo 970 apenas no primeiro trimestre deste ano. Ao mesmo tempo em que reduz o quadro funcional e fecha agências – na base do Sindicato, fechou recentemente duas agências; uma em Campinas e outra em Itapira -, o banco espanhol amplia o número de clientes. Entre 2012 e 2013, aumento de 10% na base de clientes, passando de 27,3 milhões para 30 milhões. A falta de funcionários e o consequente aumento de serviços resultam em adoecimento dos bancários, em assédio moral decorrente das metas abusivas e piora no atendimento. No ano passado, por exemplo, o Santander liderou por oito meses o ranking de reclamações do Banco Central, posição que manteve nos três primeiros meses deste ano.
A mobilização contra as demissões e fechamento de agências vai continuar. “É chegada a hora de exercer forte pressão visando travar o processo de reestruturação iniciado em 2012, que se limita em demitir e fechar unidades”, avalia a diretora do Sindicato, Stela.
Fotos: Júlio César Costa