O Sindicato realiza nesta quinta-feira, dia 10, na sede, às 19h, assembleia com os trabalhadores da empresa Bradesco Financiamentos para debater e votar acordo que estabelece a incorporação desse segmento à categoria. Se aprovado, os hoje comerciários viram bancários e passam a ter os mesmos direitos da categoria; entre eles, 13ª cesta de alimentação, vale-cultura, PLR e jornadas de 30h e 40h semanais – antes era 44h para todos os trabalhadores do Bradesco Financiamentos.
Tudo começou em 2002 quando, após a fusão, o Bradesco transformou em comerciários os bancários do Finasa, empresa especializada em financiamentos. Em 2009, foi a vez dos funcionários do antigo BMC. Comprado pelo Bradesco em 2007, os funcionários foram pressionados a assinar uma carta solicitando transferência para o Finasa. Daquele momento em diante, os funcionários passaram a ser promotores de venda, perdendo direitos históricos.
Para o diretor administrativo do Sindicato, Lourival Rodrigues, a incorporação do Bradesco Financiamentos à categoria representa “um avanço. O acordo envolve 160 trabalhadores da base do Sindicato, que voltam a integrar a categoria. A luta foi longa e árdua. Inclusive com ação na Justiça. Mas, depois de muita pressão, o Bradesco recuou e negociou com os sindicatos. O reingresso na categoria é uma conquista. Ganham os trabalhadores do Bradesco Financiamentos e a categoria, que passa a contar com novos trabalhadores na luta por melhores condições de trabalho”.
——————————————————
EDITAL ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Campinas e Região, por seu presidente, convoca todos os empregados da BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A, sócios e não sócios, da base territorial deste sindicato, nos municípios de Aguaí, Águas de Lindóia, Águas da Prata, Americana, Amparo, Artur Nogueira, Cabreúva, Campinas, Cosmópolis, Elias Fausto, Engenheiro Coelho, Espírito Santo do Pinhal, Estiva Gerbi, Holambra, Hortolândia, Indaiatuba, Itapira, Itatiba, Jaguariúna, Lindóia, Louveira, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Morungaba, Monte Mor, Monte Alegre do Sul, Nova Odessa, Pedreira, Paulínia, Santo Antonio do Jardim, Santo Antonio de Posse, São João da Boa Vista, Serra Negra, Socorro, Sumaré, Valinhos e Vinhedo, para a assembleia geral extraordinária que se realizará no dia 10 de abril de 2014, às 18h30, em primeira convocação, e às 19h00, em segunda convocação, no endereço da sede do Sindicato à Rua Ferreira Penteado, nº 460, Centro, Campinas-SP, para discussão e aprovação da seguinte ordem do dia: Discussão e deliberação sobre a proposta de Acordo Coletivo de Trabalho, tendo por objeto o enquadramento de todos os empregados da BRADESCO FINANCIAMENTOS S/A para a categoria bancária, de modo a garantir-lhes todas as condições previstas na Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários e a representação pelo Sindicato dos Empregados de Campinas e Região.
Campinas, 07 de abril de 2014
Jeferson Rubens Boava – Presidente
11/04/2014
Luta incorpora trabalhadores do Bradesco Financiamentos à categoria
Assembleia dia 10 discute e vota acordo