A UNI Sindicato Global e o Itaú assinaram, no último dia 21, o Acordo Marco Global, em São Paulo. O Itaú é o primeiro Banco privado a formalizar o acordo; no setor público, o primeiro foi o Banco do Brasil. Participaram da solenidade o secretário-geral da UNI, Philip Jennings, o chefe mundial da Uni Finanças, Márcio Monzone, a secretária regional da UNI Américas, Adriana Rosenzvaig, o presidente da Contraf-CUT e da UNI Américas, Carlos Cordeiro, e o diretor regional da UNI Américas Finanças, André Rodrigues. Participaram ainda dirigentes sindicais do Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile. O Itaú foi representado pelo diretor Marcelo Orticelli, pela diretora Renata Tubini e o superintendente de Relações de Trabalho Marco Aurélio Oliveira.
O acordo marco garante direitos fundamentais para os bancários do Itaú em todos os países onde o Banco atua, como o direito à organização sindical, o direito de sindicalização, o direito à negociação coletiva e o direito à contratação.
O vice-presidente do Sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados do Itaú (COE), Mauri Sérgio, participa das reuniões das redes sindicais, que organizam a luta pela assinatura de acordos marco global.
31/03/2014
Itaú assina acordo marco global
Direito