Reunidos na 1ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador, realizada pela CUT/SP nos dias 11 e 12 de dezembro do ano passado em São Paulo, dirigentes sindicais debateram a atuação dos macrossetores e organização no local de trabalho, meio ambiente e desenvolvimento tecnológico e seguridade social.
A plenária indicou 38 delegados à Conferência Nacional, a ser realizada no primeiro semestre deste ano. O diretor de Saúde do Sindicato, Gustavo Frias, foi um dos delegados indicados. Gustavo participou da 1ª Conferência junto com o diretor de Relações Sindicais do Sindicato. Antonio Donizetti da Silva.
Resoluções
– Implantação de OLTs (Organizações nos Locais de Trabalho), com ênfase na gestão do conhecimento para a saúde do trabalhador.
– Maior participação em espaços como Conselhos Municipais e Estaduais e Nacional de Saúde, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Comissão de Saúde do Trabalhador (Comsat) e Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa).
– Criação de uma OLT denominada Comissão de Enfrentamento à Violência no Trabalho, composta por trabalhadores capacitados pelos sindicatos, CUT e Cerest.
– Manutenção do DIESAT (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde e dos Ambientes de Trabalho), como entidade autônoma de pesquisa na área de saúde do trabalhador.
– Fim do fator previdenciário.
– Novo modelo de perícia médica e reabilitação profissional, cujas propostas estão sendo formuladas no grupo interministerial criado pela Portaria 323/2012.
– Combate efetivo contra todo tipo de terceirização e modelos de gestão privatizada. Para os dirigentes sindicais, é necessário acabar com o repasse de verbas públicas para as organizações sociais, pois a saúde não pode ser objeto de lucro.
Fonte: CUT
03/02/2014
CUT realiza 1ª Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador
Organização