Sindicato dos Bancários de Campinas e Região
Reunidos com os sindicatos no último dia 28, em São Paulo, o vice-presidente executivo sênior do Santander, José Paiva, responsável pela área de Recursos Humanos, negou a existência de um programa de demissões em massa. Segundo ele, as recentes demissões fazem parte de um processo “natural” dentro de qualquer grande empresa. O vice-presidente assumiu compromisso em repassar aos sindicatos os números referentes ao planejamento da instituição até 2016, incluindo os dados dos bancários afastados para tratamento de saúde (veja matéria sobre o GT de afastamentos na página 2). José Paiva destacou que o Santander está investindo nos funcionários, realizado cursos, promoções e realinhando cargos e funções. “Os dados prometidos serão repassados em nova reunião com os sindicatos, sem data marcada”, informa o diretor do Sindicato e integrante da Comissão de Organização dos Empregados (COE), Cristiano Meibach. Em sua avaliação, a reunião foi positiva. “Abrimos um novo canal de negociação”, destaca Cristiano. Reunião do CRT O Comitê de Relações Trabalhistas (CRT) voltou a se reunir no último dia 27, a segunda reunião no período de oito dias, mas os representantes do Santander não apresentaram nenhuma proposta para equacionar os problemas apontados pelos sindicatos; o mais recente refere-se às mudanças unilaterais no plano de saúde dos funcionários e aposentados, com exceção da Cabesp. Planos de Saúde: O Santander vai alterar a forma de cobrança dos planos de saúde. Atualmente os valores são definidos com base na faixa salarial. A partir de janeiro de 2014, as contribuições serão calculadas com base na faixa etária. Essas alterações unilaterais vão encarecer os planos para os funcionários na ativa e praticamente vai inviabilizar a manutenção do convênio para os aposentados. Os sindicatos reivindicaram a suspensão das mudanças e abertura de negociação. O Santander concordou em realizar uma reunião específica neste dia 4 de dezembro. Metas: Os sindicatos denunciaram que a cobrança de metas dos caixas permanece ativa, mesmo com o comunicado do Santander divulgado em julho último, orientando os gestores sobre o assunto. O banco espanhol assumiu compromisso em reforçar a orientação. SantanderPrevi: Os sindicatos cobraram a retomada do Grupo de Trabalho sobre o processo eleitoral do órgão. Saúde: Os sindicatos reivindicaram ainda a retomada do Fórum de Saúde e Condições de Trabalho. O Santander vai apresentar as datas das reuniões até sexta-feira, dia 6. Foto: Mauricio Moraes
© 2026 Sindicato dos Bancários de Campinas e Região