O Grupo de Trabalho (GT) de acompanhamento do projeto-piloto de segurança bancária, implantado desde agosto último em Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes, foi instalado no dia 4 deste mês de novembro durante reunião entre a Contraf-CUT, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e os Bancos. Nesse primeiro encontro do GT, os representantes dos bancários deixaram claro que o projeto-piloto (conquista da Campanha 2012) só funcionará de forma efetiva com informações transparentes e participação de todos os envolvidos. Para viabilizar essa proposta, as entidades sindicais propuseram uma reunião ampliada do GT com a participação da Secretaria de Defesa Social do Governo de Pernambuco, do Comando da Polícia Militar, do Delegado Geral da Polícia Civil, do Ministério Público e das prefeituras das três cidades, bem como de representantes das agências integrantes do referido projeto-piloto.
Os representantes dos bancários propuseram ainda que o GT deve contar com a participação do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e da Confederação Nacional dos Vigilantes (CNTV) e do Sindicato dos Vigilantes de Pernambuco; hoje, o grupo conta com a participação de representantes dos seis maiores Bancos: Banco do Brasil, Caixa Federal, Bradesco, Santander, Itaú e HSBC. Além disso, as entidades sindicais cobraram a isenção de tarifas em transferência, uma vez que no Protocolo assinado com os sindicatos um dos compromissos de responsabilidade da Febraban ‘é “promover estímulos para a realização de transações eletrônicas (DOC, DDA, cartões, etc) e redução do saque em dinheiro”. O que evita o conhecido crime “saidinha de Banco”. Os representantes dos Bancos, no entanto, não aceitaram as propostas; com exceção da inclusão do BNB no grupo.
Seis assaltos em seis meses
Segundo os Bancos, foram registrados seis assaltos em Recife, Olinda e Jaboatão desde 1º de maio, mês em que o projeto-piloto foi assinado. Os representantes dos bancários solicitaram os boletins de ocorrência e mais informações, como os nomes dos Bancos e das agências. Mais uma vez, os Bancos negaram.
Projeto implantado
Nessa primeira reunião, os Bancos garantiram que o projeto-piloto já está implantado nas mais de 200 agências de Recife, Olinda e Jaboatão. O acordo garante a instalação de portas de segurança com detectores de metais, câmeras internas e externas, biombos entre a bateria de caixas e as filas, guarda-volumes, vigilantes com coletes a prova de balas e armados de acordo com a Lei 7.102/83 e cofre com dispositivo de retardo.
Os representantes dos bancários solicitaram que a próxima reunião do grupo de trabalho seja marcada para a primeira semana de dezembro e que ela seja realizada no auditório do Sindicato com a participação de todos os órgãos e pessoas solicitados. Os representantes dos bancos ficaram de responder em breve.
Fonte: Contraf-CUT com SEEB Pernambuco