O Itaú e a prefeitura de Campinas assinaram, no último dia 4 deste mês de julho, uma parceria para a instalação de 190 câmeras de monitoramento externo de 63 agências instaladas na cidade. As câmeras serão incorporadas à Central Integrada de Monitoramento de Campinas (CimCamp), no prazo de 30 dias. O presidente do Sindicato, Jeferson Boava, e o diretor e vereador André von Zuben participaram da solenidade de assinatura. Em junho último, a Cimcamp já havia incorporado oito câmeras instaladas no lado externo de três agências do Itaú (no Centro, na João Jorge e no bairro Castelo).
O monitoramento eletrônico de imagens, em tempo real, através de circuito fechado de televisão, interligado com uma central de controle fora do local monitorado, como é o caso da CimCamp, é uma reivindicação dos sindicatos bancários. Inclusive o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, defendeu esse tipo de monitoramento durante a primeira reunião da Subcomissão de Segurança Bancária, realizada no último dia 11 de abril, no plenário da Câmara Municipal de Campinas. Em sua fala, o presidente do Sindicato destacou que o monitoramento inibe a ação de criminosos seja durante o dia, no período de atendimento, ou à noite: “É um mecanismo eficiente que pode contribuir para frear a onda de assaltos e ataques à caixa eletrônicos”.
O presidente do Sindicato lembra que o monitoramento nos moldes do CimCamp integra o modelo de projeto de lei elaborado pela Contraf-CUT em parceria com a CNTV (Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes), apresentado pelo Sindicato em 2011 aos prefeitos e/ou vereadores das 37 cidades da base da entidade, sendo que em sete já foi aprovado pelas câmaras municipais e em três já é lei. Em Campinas, o projeto de lei (nº 387/11) está em tramitação.
Em sua fala durante a assinatura da parceria entre prefeitura e Itaú, no último dia 4 deste mês de julho, Jeferson Boava destacou que o monitoramento previsto no projeto deveria constar do projeto de lei em tramitação na Câmara de Vereadores. O presidente do Sindicato destacou ainda que o monitoramento já foi reivindicado à Fenaban durante apresentação do projeto-piloto de segurança ao Comando Nacional dos Bancários, realizada no dia 7 de novembro do ano passado. Naquela ocasião, a Fenaban anunciou que o denominado “Programa de Melhorias de Segurança no Recife” seria implantado nas cidades de Recife, Olinda e Jaboatão. O que acabou acontecendo no último dia 14 de maio, quando a Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários de Pernambuco, o governo estadual, a Febraban e o Ministério Público assinaram o protocolo de intenções visando melhorar a segurança em 261 agências das três citadas cidades pernambucanas. O projeto, vale ressaltar, foi um compromisso assumido pelos Bancos durante as negociações da Campanha Nacional de 2012.