O candidato a representante dos funcionários no Conselho de Administração do Banco do Brasil, Rafael Matos, apoiado pela diretoria do Sindicato, foi o mais votado em eleição realizada entre os dias 3 e 7 deste mês de junho: 5.678 votos (15% dos votos válidos). Apesar de expressiva votação, Rafael Matos disputa o segundo turno nesta semana, entre os dias 24 e 28, com o candidato Ronaldo Zeni, segundo colocado, que obteve 2.776 votos (7% dos votos válidos). A realização do segundo turno ocorre porque nenhum dos dois candidatos mais votados obteve a maioria dos votos válidos. Têm direito de voto os 120 mil funcionários em atividade no BB. Deste total, 77 mil votaram no primeiro turno; os votos válidos totalizaram pouco mais de 38 mil.
Para o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, o resultado do primeiro turno “mostra que Rafael Matos está em sintonia com significativa parcela dos funcionários. Agora, no segundo turno, os colegas devem reafirmar seu voto em Rafael Matos. E quem optou por outro candidato na primeira votação tem uma nova oportunidade de eleger Rafael Matos, que tem história de luta em defesa dos interesses dos bancários do BB”.
Como votar
Novamente, a eleição será via SisBB. Para reafirmar o voto em Rafael Matos, o funcionário deve digitar a matrícula do candidato apoiado pela diretoria do Sindicato; ou seja: F8369846. Entre as bandeiras de luta, Rafael defende uma política de gestão de pessoas que respeite o funcionalismo; melhores salários; melhor PLR; combate ao assédio moral, ao autoritarismo e ao arbítrio.