A 3ª Vara do Trabalho de Brasília julga no dia 5 de julho, às 17h, a ação civil pública nª 1/2012, que pleiteia garantir o direito de filiação à Cassi (Caixa de Assistência dos Funcionários) e à Previ (Fundo de Pensão) aos bancários da ex-Nossa Caixa, incorporados pelo Banco do Brasil em novembro de 2009. O processo é movido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) após denúncia do Sindicato dos Bancários de Brasília.
O juiz do Trabalho, Francisco Luciano de Azevedo Frota, inclusive dispensou a produção de provas através de testemunhas orais. Segundo ele, há provas documentais suficientes para o veredito final, uma vez que ao longo de um ano e meio foi possível coletar vasto material para embasar a ação civil pública.
O Sindicato dos Bancários de Brasília, vale ressaltar, contribuiu desde o início da tramitação do processo com a 3ª Vara do Trabalho , mostrando que os bancários incorporados pelo Banco do Brasil são discriminados. “Nessa batalha judicial busca-se garantir aos incorporados oriundos do Banco Nossa Caixa, por exemplo, o direito de optar entre Economus e Cassi e Previ. É inaceitável a situação atual, que é de pura discriminação”, avalia o presidente do Sindicato, Jeferson Boava. A decisão, cabe lembrar, será extensiva a todos os bancários incorporados pelo BB.
Fonte: SEEB Brasília
11/06/2013
Justiça julga ação sobre direito de opção à Cassi e Previ aos incorporados da ex-Nossa Caixa
Banco do Brasil