O debate na mesa temática sobre Saúde do Trabalho, retomado no último dia 28 entre os sindicatos e a Fenaban, avançou em dois pontos: avaliação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e questões sobre a Semana Interna de Prevenção de Acidentes (SIPAT). O diretor do Sindicato e representante da Federação dos Bancários de SP e MS, Gustavo Frias, participou da mesa.
No que se refere ao PCMSO, o tema será debatido nas próximas reuniões até a definição de um mecanismo de avaliação do programa, visando a melhoria do atendimento, a prevenção dos adoecimentos e a promoção da saúde. Em relação à SIPAT, os sindicatos reivindicaram que os Bancos se comprometam a informar os trabalhadores e os sindicatos, com antecedência mínima de 30 dias, sobre a realização, assim como local, data e tema que será abordado. “A Fenaban assumiu compromisso em analisar a proposta. A resposta será dada na próxima reunião”, informa o diretor do Sindicato, Gustavo Frias.
Atestados médicos
Os Bancos insistem na política de revisão, recusa ou contestação de atestados médicos quando apresentados pelos trabalhadores nas agências ou departamentos. Os sindicatos querem o fim da prática discriminatória de ‘classificação de atestados médicos’, mas a Fenaban não aceita.
Metas abusivas: A Fenaban também não aceita discutir as metas abusivas.
Pausa de 10 minutos: A Fenaban não aceita ainda a considerar a proposta dos sindicatos de pausa de 10 minutos a cada 50 minutos trabalhados. Durante a Campanha Nacional de 2012, ficou definido que seriam analisadas as estatísticas de adoecimento da categoria, de modo a ter instrumentos para averiguar quais funções são mais afetadas pelas LER/Dort.
Prisma: Os Bancos apresentaram a proposta de reativação do programa Prisma. Trata-se de um convênio entre Bancos e INSS que instala postos do Instituto em suas dependências para prestar serviços previdenciários, em casos de afastamento de trabalho. Os sindicatos vão analisar a proposta e a resposta será dada na próxima reunião da mesa.
Fonte: Contraf-CUT
08/04/2013
Saúde: Avança debate na mesa temática
Saúde