
De acordo com o Itaú, o chamado “projeto-corredor” atinge cerca de 400 agências no país, que passam a atender em dois horários diferentes (abertura mais cedo e fechamento mais tarde, em comparação ao horário convencional). Na base do Sindicato, o novo horário está em vigor desde o último dia 29 em 20 agências: 12 em Campinas, quatro em Americana, duas em Indaiatuba e duas em Sumaré (veja abaixo). Anteriormente, o novo horário só estava vigorando nas agências instaladas nos shoppings D. Pedro e Iguatemi.
Dois turnos de trabalho
Em contraposição ao projeto do Itaú, os sindicatos reafirmaram também a proposta histórica do movimento bancário sobre o horário de atendimento: abertura das agências no período das 9h às 17h, com criação de dois turnos de trabalho. “O que iria, de imediato, criar novos empregos, principalmente no Itaú que lucrou R$ 10,102 bilhões nos nove primeiros meses deste ano e cortou 7.831 postos de trabalho no mesmo período, segundo dados do Dieese”, analisa o diretor Mauri Sérgio.
Mais segurança
Além de criticar a implantação unilateral do novo horário e denunciar a extrapolação da jornada, os sindicatos exigiram mais segurança e condenaram a forma como está sendo feita a triagem de clientes depois do horário convencional de fechamento de agências. Segundo relatos, diante da falta de funcionários, a triagem é exercida por vigilantes, que acabam desviando de sua função principal; ou seja, garantir a segurança nas agências.
Consulta
A Consulta sobre o novo horário, lançada pelo Sindicato no final de outubro, ainda não se encerrou. Se você não opinou, peça o questionário aos diretores do Sindicato. A consulta tem três perguntas, versando sobre o impacto do novo horário na vida do bancário, se atende suas necessidades e quadro de pessoal.
CPA-10
Durante a negociação no último dia 6, os sindicatos denunciarem ainda que caixas estavam sendo ameaçados de demissão, caso não obtivessem a certificação CPA-10 da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). O Itaú informou que houve nova determinação por parte da área operacional aos seus gestores, deixando claro que essa não é a política da instituição.
Novo horário
8h às 16h: Em Campinas, Jardim Flamboyant, Norte-Sul, Castelo, Nova Glicério, Jardim do Trevo e Barão Geraldo. Em Sumaré, agência Sumaré. Em Americana, Rua Iacanga e Campos Salles.
8h às 15h: Em Indaiatuba, Vila Sfeir.
10h às 18h: Em Campinas, José Bonifácio, Jardim Proença, Jardim Chapadão, General Osório, Paulo VI e Benedito Alves. Em Indaiatuba, agência Indaiatuba.
11h às 18h: Em Americana, VL Molon e Vila Frezzarin. Em Sumaré, 7 de Setembro.
12 às 20h: shoppings Iguatemi e D. Pedro: das 12 às 20h; sendo que das 12h às 17h, atendimento ao público; das 17h às 20h, apenas clientes.