O Comando Nacional dos Bancários, do qual o Sindicato faz parte, entregou a pauta de reivindicações da Campanha Nacional à Fenaban. Definida na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, realizada entre os dias 20 e 22 de julho em Curitiba, e aprovada pela categoria em assembleia no Sindicato no último dia 30, a pauta contempla, entre outros pontos, reajuste salarial de 10,25% (5% de aumento real mais inflação do período de setembro 2011 a agosto de 2012), PLR de três salários mais R$ 4.961,25 fixos, auxílio-educação, fim das terceirizações, fim das metas abusivas, mais segurança, PCCS (plano de cargos, carreiras e salários) e contratação total da remuneração. Inclusive já estão definidas quatro rodadas de negociação com a Fenaban. Dias 7 e 8 de agosto: emprego, cláusulas sociais e saúde; dias 15 e 16 de agosto: segurança, igualdades de oportunidades e remuneração. A Campanha deste ano tem como mote “Chega de truques, banqueiro”, definido na 14ª Conferência.
Diferente de anos anteriores, o processo de negociação foi antecipado. “No ano em que a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) completa 20 anos, iniciaremos o processo mais cedo. O que é positivo. O objetivo do Comando é resolver todas as questões na mesa de negociação. Caso não seja possível, temos que garantir liberdade de manifestação, sem interferência de terceiros. Os bancos aumentaram a provisão para devedores duvidosos (PDD), porém a lucratividade/rentabilidade permite atender as reivindicações da categoria”, avalia o presidente do Sindicato, secretário-geral da Federação dos Bancários de SP e MS e integrante do Comando, Jeferson Boava.
BB e Caixa Federal
No mesmo dia 1º, o Comando entrega as pautas específicas ao Banco do Brasil e a Caixa Federal. No BB, as primeiras rodadas de negociação acontecem nos dias 13 e 14, em Brasília. Na Caixa Federal, conforme ficou definida em reunião com representantes da instituição estatal no último dia 30, a primeira rodada será no dia 9 e a segunda no dia 17.