
Os delegados do 23º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil, reunidos em plenária final na tarde deste domingo (17/6), em Guarulhos, aprovaram a pauta específica referente a emprego, remuneração, saúde, condições de trabalho e segurança. O Congresso, aberto na última sexta-feira, dia 15, aprovou também proposta sobre o papel do BB e do Sistema Financeiro Nacional.
A exemplo de anos anteriores, o 23º Congresso reafirmou a estratégia de Campanha Nacional unificada. Ou seja, a pauta específica será negociada com o BB concomitantemente com a negociação (mesa única) da pauta nacional da categoria entre o Comando dos Bancários e a Fenaban. As reivindicações da categoria serão definidas na 14ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 20 e 22 de julho em Curitiba.

O 23º Congresso, que aprovou também moção pelo trabalho decente e contra o assédio moral, reuniu 300 delegados (213 homens e 87 mulheres), entre eles, nove da base do Sindicato (oito eleitos em Encontro realizado no dia 30 de maio, na sede em Campinas; mais o presidente Jeferson Boava, delegado nato).