O Sindicato coordena novo Dia Nacional de Luta pela Jornada de 6h no Banco do Brasil, em Campinas e Região, no próximo dia 28. A nova jornada de luta – a primeira aconteceu no último dia 6 – foi definida pelos sindicatos no último dia 13, após debater o projeto Sinergia com o Banco. Na ocasião, os sindicatos cobraram negociação da jornada de 6h para os comissionados sem redução de salário.
Inclusive o Dia será para exigir também melhorias no plano de carreira e soluções para os funcionários oriundos de bancos incorporados. “Neste momento, temos que intensificar a mobilização. E não vamos aceitar nada sem ampla discussão”, destaca o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, que participou do debate como representante da Federação dos Bancários de SP e MS.
Programa Sinergia
No debate com o BB no último dia 13, os sindicatos apontaram uma série de problemas que o novo programa de metas, denominado Sinergia, tem gerado na rede de varejo; principalmente no que se refere à forma como as unidades serão avaliadas em seus resultados, ao final de cada semestre. Para os sindicatos a individualização das metas nas carteiras de clientes é um ponto crítico. Segundo gestores, o acordo de trabalho anterior possibilitava gerir e acompanhar a evolução dos resultados na unidade como um todo, mas agora isso não é mais possível. “Reside neste ponto um grave problema. Não aceitamos a individualização de metas, muito menos a existência de ranking”, analisa o presidente Jeferson.
Saúde
Durante a reunião os sindicatos afirmaram que aguardam uma resposta do Banco com relação à posição de seus representantes indicados no Conselho Deliberativo da Cassi para votarem a adequação da caixa de assistência em relação à resolução 254 da Agência Nacional da Saúde. O conselho se reunirá nesta semana. Foram discutidas também questões regionais, como a retirada de portas giratórias em função do projeto Nova Ambiência e a questão do assédio moral. O BB respondeu que está respeitando a legislação local em relação às portas de segurança.
19/03/2012
BB: Novo Dia de Luta pela jornada 6h para todos
Banco do Brasil