Apesar de ter em mãos estudo sobre a jornada de 6h, o Banco do Brasil não tem ainda nenhuma proposta a apresentar aos sindicatos; em outros termos, não tem o que negociar neste momento. Esta posição foi manifestada durante a retomada do processo de negociação permanente, no último dia 1º em Brasília. Além, da jornada, na pauta da rodada temas como VCPI de egressos de bancos incorporados, Resolução Normativa 254 da ANS (Agência Nacional de Saúde) e a implantação do projeto de PSO (Plataforma de Suporte Operacional). “Frente a esse descaso do BB, já manifestado na Campanha 2011, quando se negou a debater a jornada de 6h, é fundamental ampliar a mobilização. Nesse sentido, convocamos todos os funcionários a participar efetivamente do Dia de Luta pela jornada de 6h e Plano de Cargos, a ser realizado nesta terça-feira, 6 de março. Nesta data, todos devem trabalhar 6h, usando a cor preta e adesivo alusivo aos temas do Dia de Luta”, destaca o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, que participou da negociação como representante da Federação dos Bancários de SP e MS.
NR 254
Os sindicatos reivindicaram que o BB aprove na próxima reunião do Conselho Deliberativo da Cassi, marcada para março, a adequação das normas da Caixa de Assistência à nova regulamentação prevista pela Resolução Normativa 254 da ANS (Agência Nacional de Saúde). Segundo a resolução, os planos de saúde que não aceitarem se adaptar poderão continuar a existir, mas não poderão mais aceitar nenhum novo associado a partir de 4 de agosto de 2012, conforme prevê o artigo 27.
VCPI
No que se refere à adesão ao regulamento do BB pelos funcionários egressos dos bancos incorporados, em especial os funcionários da ex-Nossa Caixa, as verbas salariais foram redistribuídas para se adequarem ao PCS/PCR do Banco. Desde o início, os sindicatos reivindicam o desmembramento da verba VCPI, dado que mescla verbas relativas a salários com verbas pessoais.
PSO
O representante da Dinop na negociação abordou a retomada do projeto PSO. Informou que o projeto vai ser implantado em 89 municípios, com mais de cinco agências, num total de 101 plataformas, abrangendo mais de 1.500 agências. A previsão é de que todo o processo de implantação termine em julho, sendo que em março o projeto será concluído nos municípios abrangidos pelo projeto-piloto. Com a implantação, serão criadas, segundo o banco, 393 novas oportunidades de comissionamento na rede. “Novamente cobramos respeito durante a implantação. Cobramos ainda o número de vagas, incluindo os comissionados; deixamos claro que não será aceito transferência unilateral de funcionário. Sem falar que todo o processo deve minimizar o volume de serviços e melhorar as condições de trabalho e atendimento. Cabe destacar ainda que os caixas não efetivos devem ter prioridade na implantação do PSO”
Calendário
Estão previstas ainda mais duas reuniões da mesa permanente de negociação neste mês de março, quando o Banco do Brasil deve apresentar o novo sinergia e a discutir a implantação do Banco Postal.
06/03/2012
BB não tem proposta sobre jornada de 6h
Dia de Luta