Reunidos na 13ª Conferência Nacional durante três dias (29, 30 e 31 de julho), em São Paulo, 695 delegados definiram a pauta de reivindicações da Campanha 2011; que contempla aumento real de 5%, PLR equivalente a três salários mais R$ 4.500,00 (valor fixo), piso igual ao salário mínimo do Dieese (R$ 2.293,31, valor de maio), emprego decente e combate às metas abusivas e ao assédio moral.
A Conferência, que contou com 15 participantes da base do Sindicato (13 delegados e dois observadores), definiu também integral apoio ao Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 214/2011, de autoria do deputado federal Ricardo Berzoini (PT-SP), que revoga as recentes resoluções do Banco Central (BC) que amplia as funções dos correspondentes bancários. Definiu ainda reivindicar ao governo federal a convocação de uma Conferência Nacional sobre o Sistema Financeiro e intensificar a campanha pela inclusão bancária – prestação de todos os serviços à população, seja em agências e Pabs, por bancários, assegurando atendimento de qualidade, respeito às normas de segurança e garantia do sigilo bancário. Além da pauta de reivindicações, a plenária final aprovou o slogan da Campanha, que é “Queremos Emprego Decente”.
Para o presidente do Sindicato, Jeferson Boava, a fase de preparação da Campanha está fechada. “Com as decisões aprovadas no fórum máximo da categoria, que refletiu a Consulta aos bancários realizada em junho último e os debates em encontros e conferências regionais, entramos agora na fase de negociação, que será precedida pela aprovação da pauta em assembleia e posterior entrega a Fenaban. Nessa nova fase, a exemplo da preparação da Campanha, a categoria tem papel destacado. Somente com mobilização será possível não apenas garantir o que já conquistamos, mas ampliar os direitos dos bancários”.
Fotos: Júlio César Costa
02/08/2011
Conferência aprova aumento real de 5%
Bancários querem também PLR maior, piso do Dieese e emprego decente