Campinas irá sediar o Encontro Regional sobre o Deficit do Plano II do Banesprev, a ser realizado em junho; a data ainda não definida. O Regional precede o Nacional, a ser realizado em julho. Em novembro, nova assembleia para avaliar e votar as propostas sobre a cobertura, equacionamento, do deficit do Plano II, a serem elaboradas no Encontro Nacional.
A realização dos encontros e da nova assembleia em novembro foi aprovada pelos participantes que, reunidos em assembleia no dia 30 de abril último, rejeitaram as duas propostas apresentadas pela diretoria do Banesprev para equacionar o deficit do Plano II. Para a diretora do Sindicato, Stela, é hora de mobilização. “Após histórica assembleia, que reuniu cerca de 3 mil participantes, é fundamental discutir amplamente as possibilidades de equacionamento do plano; ou seja, quanto custa e as quais as medidas alternativas. E mais: definir plano de lutas para que o banco faça o aporte dos recursos (serviço passado)”.
O plano II, que tem hoje 3.565 participantes ativos e 7.943 assistidos, é um plano de benefícios definidos e vem acumulando deficits por dois anos consecutivos. A diretora Stela aponta as possíveis causas que geraram o atual deficit do Plano II: “vários fatores; entre eles, a proibição de novos participantes após a privatização do Banespa; o fator previdenciário (que reduz o valor pago pela Previdência Social e, consequentemente, aumenta o valor a ser complementado pelo Banesprev); e o efeito Cabesp (para que não se perca o benefício vitalício, consta do regulamento do plano de assistência médica que o funcionário seja desligado por aposentadoria), que antecipa os pedidos. Sem falar no vácuo de contribuições entre o ingresso do funcionário no banco e a criação do Banesprev (1994)”.
06/06/2011
Encontro Regional em Campinas
Banesprev