A
Fenaban se manifestou favorável em construir uma alternativa que reverta os processos de terceirização em algumas áreas das empresas, durante reunião da Mesa Temática de Terceirizações, no último dia 27. O presidente do sindicato, Jeferson Boava, representou a Federação dos Bancários de SP e MS.
Segundo a proposta debatida, o processo de reversão terá início em apenas uma área, ainda a ser definida. Numa etapa posterior, empresas e trabalhadores avaliariam outros setores em que a terceirização poderia ser revista. O instrumento jurídico a ser utilizado na implantação, segundo a Fenaban, seria Acordo Coletivo por Adesão. Quer dizer, os bancos teriam a opção de não assinar o acordo e manter a terceirização. “Não é a melhor opção. Primeiramente é preciso as partes definir a área a ser revertida. Diante de uma decisão consensual, firma-se o acordo coletivo e todos os bancos devem cumprir”, avalia o presidente Jeferson.
As negociações das mesas temáticas serão suspensas durante a Campanha Nacional dos Bancários. A Fenaban assumiu compromisso em retomar as discussões logo após a conclusão da campanha.
Fonte: Contraf