s temas Assédio Moral e Metas Abusivas nortearam a primeira reunião da mesa temática de Saúde do Trabalhador. O diretor de Saúde do sindicato, Gustavo Frias, participou da mesa como representante da Federação dos Bancários de SP e MS. Ambos os temas já foram negociados durante a campanha salarial do ano passado. Naquela ocasião, o debate avançou em direção à formulação de um programa de combate ao assédio moral. Porém, algumas divergências impediram a aprovação da proposta ainda em 2009. Na retomada da negociação, os bancos apresentaram documento com os pontos convergentes. Quanto às Metas, os bancos não mostraram disposição de negociar durante a campanha salarial. Na reunião do último dia 20, os representantes dos bancos se comprometeram a avaliar as questões reafirmadas pelos sindicatos sobre os dois temas. No dia 5 de maio será realizada nova reunião.
Terceirização – Nesta segunda-feira, dia 26, acontece a segunda reunião da mesa temática sobre Terceirização. O presidente do sindicato, Jeferson Boava, estará presente como representante da Federação dos Bancários de SP e MS. Jeferson também participou da primeira reunião, realizada no último dia 7.
Igualdade de Oportunidade – Na mesa Igualdade de Oportunidades, realizada no último dia 6, os sindicatos propuseram a criação de uma campanha conjunta pela valorização do aleitamento materno e da ampliação da licença-maternidade, direcionado aos gestores e funcionários. Os dirigentes sindicais e a Fenaban acertaram que as reuniões devem ser realizadas a cada 15 dias. E os debates serão divididos em Gênero, Raça, Orientação Sexual, Pessoa com Deficiência e Questões Geracionais. Os sindicatos sugeriram que na próxima reunião seja feita uma releitura dos dados do Mapa da Diversidade, pesquisa realizada que confirma as desigualdades dentro dos bancos. A próxima reunião será realizada no dia 4 de maio.
Segurança Bancária – A garantia de assistência às vítimas de assaltos foi o ponto central dos debates na segunda reunião da mesa temática de Segurança Bancária com a Fenaban, realizada no último dia 22; a primeira aconteceu no início deste mês, no mesmo dia da mesa de Igualdade de Oportunidades.
Os sindicatos defenderam atendimento médico e psicológico aos bancários que presenciaram assaltos, consumados ou não, além de tratamento e medicamentos, custeados pelos bancos. Os sindicatos propuseram também segurança individual e acompanhamento do banco no reconhecimento de suspeitos na polícia, inclusive com advogado, se fizer necessário. A mesa volta a se reunir no dia 1º de junho.
26/04/2010
Sindicatos debatem assédio moral com Fenaban
Mesa Temática
O