m negociação com os sindicatos, Contraf e Comissão Executiva dos Empregados (CEE), no último dia 24, a Caixa Federal aceitou adiar a implantação da nova jornada, inicialmente prevista para o dia 1º de março. A Caixa inclusive concordou em instalar uma Comissão Mista para discutir uma nova proposta, a ser encaminhada à mesa de negociação. Antes a empresa queria reduzir a jornada dos empregados ocupantes de cargos técnicos de assesoramento vinculados aos PCC de 1998, porém com redução nos salários.
Veja a seguir outros pontos debatidos.
PLR – Os sindicatos cobraram o imediato pagamento, dado que o lucro líquido (R$ 3 bilhões) em 2009 foi maior que a projeção apresentada durante a campanha salarial.
REG/Replan – Os representantes dos bancários protestaram contra a reabertura do saldamento, aprovada em reunião do Conselho Deliberativo da Funcef.
A intenção da Caixa é pressionar os empregados a abrirem mão do direito à livre opção de permanecerem no REG/Replan não-saldado, caso queiram aderir ao novo PCC.
PCS – Os sindicatos cobraram definição dos critérios de avaliação de desempenho para a promoção por merecimento no âmbito do Plano de Cargos e Salários (PCS), relativos ao ano de 2009. O atraso nesse processo pode gerar inconvenientes para os empregados.
Reestruturação – Os representantes dos empregados solicitaram esclarecimentos sobre as repercussões da implantação do Novo Modelo de Filiais, processo de reestruturação nas áreas meio. O modelo propõe um enxugamento nas áreas-meio, que vai resultar na extinção de várias funções. Os sindicatos lembraram os problemas nas RET-TV, que serão extintas pelo Novo Modelo; deixando os gerentes sem função.
Segurança bancária – É urgente debater as condições de segurança nas agências e correspondentes bancários.
PAA – A Caixa Federal informou que até o momento, cerca de 1.250 empregados aderiram ao Plano de Apoio à Aposentadoria. O prazo encerrou no dia 1º de março.
02/03/2010
Adiada implantação da nova jornada
Caixa Federal
E