odo benefício negado pelo INSS (Instituto Nacional de Seguro Social), entre eles, auxílio doença e auxílio acidente de trabalho, pode ser revisto no Fórum Sindical, espaço criado dentro das dependências do Instituto que reúne mensalmente dirigentes sindicais e a superintendência em Campinas.
O primeiro passo é o trabalhador bancário entrar em contato com o sindicato e apresentar sua reclamação. Com a documentação (laudos inclusive) do bancário, o sindicato apresenta o pedido de revisão e debate com os representantes do INSS, durante reunião que acontece na última quinta-feira de cada mês.
Na maioria das vezes, o INSS pede um tempo para analisar o processo e em seguida apresenta sua avaliação. Segundo o diretor de saúde do sindicato, Gustavo Moreno, nosso representante no Fórum, toda revisão solicitada é de bancário que retornou ao trabalho, porém continua adoecido. “Como o benefício é negado, não resta outra opção ao trabalhador que não seja retornar ao trabalho, mesmo que não esteja restabelecido, curado”. Gustavo destaca ainda que o Fórum reúne dirigentes dos maiores sindicatos de Campinas.
Justiça
Caso o INSS negue novamente a concessão do benefício, o trabalhador tem outra alternativa, que é a via judicial. “Temos duas frentes de batalha para lutar em defesa da saúde do trabalhador”, lembra o diretor de saúde.