Nesta terça-feira, 1º de dezembro, comemora-se o Dia Mundial de Luta contra a Aids. Relatório da Unaids, órgão ligado à Organizações das Nações Unidas (ONU), divulgado na semana passada em Genebra e Pequim, informa que as mortes decorrentes da AIDS caíram 10% nos últimos cinco anos, período em que os antirretrovirais se tornaram acessíveis. Para o diretor executivo da Unaids, Michel Sidibé, “o fato de termos conseguido aumentar os programas de tratamento em dez vezes levou a uma redução de 18% da mortandade. Foram salvas 2,9 milhões de vidas”.
Hoje, segundo a ONU, 4 milhões de pessoas têm acesso ao tratamento e outros 4,5 milhões precisam dele. O Brasil é lembrado nessas ocasiões como exemplo de ação rápida na prevenção. Para Unaids, as medidas adotadas contribuíram para amenizar a epidemia no país, que tem prevalência de 0,6%.
Prevenção: faça o teste
A prevenção é o melhor remédio contra a Aids, que não tem cura, mas tem tratamento. Na dúvida, faça o teste anti-HIV. É gratuito e está disponível na rede pública de saúde. Em Campinas, o teste pode ser feito no Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado à Rua Regente Feijó, 637, centro. Inclusive é um teste rápido. O resultado é apresentado entre 15 e 45 minutos. Basta um pequeno furo no dedo. Para fazer o teste não é necessário se identificar.
HIV/Aids? – Não é a mesma coisa. HIV é o vírus da imunodeficiência humana e a Aids é a doença provocada pelo vírus. Uma pessoa pode ter o HIV e não ter a Aids. (Fonte: Folheto editado pela Secretaria da Saúde de SP).
30/11/2009
Dia de Luta contra a Aids
Saúde